5 dicas para viajar de barco pela Amazônia

Atualizado: Out 8


Foto: Marina Souza


Se você está acostumado a fazer viagens de trêm, metrô, avião ou até mesmo de carro pela estrada, mas não faz ideia de como as pessoas viajam pela Amazônia, fique sabendo que em muitos casos, não é possível ter acesso a muitos municípios e comunidades na Amazônia por via terrestre e por isso os barcos regionais ou barcos recreio, iguais aos da foto acima, são os nossos principais meios de transporte por aqui.


Sabendo do desafio que é pra muitos viajar em um barco recreio na Amazônia pela primeira vez, o time da UIKA reuniu 5 das nossas melhores dicas para fazer uma viagem de barco pela Amazônia.



Como me preparar para fazer uma viagem de barco pela Amazônia?



Passagens: vá ao porto de embarque antes de seguir viagem e compre suas passagens com antecedência. Anote valores, fornecedores, contatos, horários e dias de viagem em um bloco de notas ou caderno, se planeje e revise seu planejamento, conferindo com os contatos dos barcos. Isso evita alguns perrengues em cima da hora e garante que você faça um prévio reconhecimento do seu transporte regional na Amazônia. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Embarque: Se o barco sai 10h, chegue às 8h. Pode parecer um exagero, mas garante que você coloque sua rede em um local mais confortável e arejado, além das suas malas em um local fácil de tomar conta. Ahh sobre a rede, é dessa forma que viajamos pelos rios em trajetos de algumas horas ou dias. Se precisar compre ou empreste uma rede de alguém, nós sabemos indicar aonde comprar e também ajudamos a escolher a ideal pra você.


Ainda é possível em alguns casos viajar em um camarote, uma espécie de quarto ou suíte que os barcos possuem para alguns viajantes mais exigentes. É muito importante você não criar tantas expectativas, o quarto ou a suíte são bem pequenos, acomodam geralmente um beliche, em alguns casos banheiros com chuveiro e um espaço para você colocar suas malas, além claro, de possuir um atador de rede. Os valores para o camarote também são bem mais altos, mas em alguns casos compensam pela privacidade e também mais segurança com os suas malas, já que você não está acostumado a fazer esse tipo de viagem. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Refeições: Esse fator é importante e varia de acordo com o tempo em que você passará a bordo, por isso em algum momento antes da sua viagem passe em um supermercado e compre água mineral, snacks, pão, suco e outras coisas que sejam fáceis de preparar e de consumir.

Caso você seja vegano ou vegetariano recomendamos que você prepare marmitas e leve em um pequeno isopor com gelo, isso ajuda a guardar e conservar sua comida ou compre comidas que precisem apenas serem aquecidas no microondas, elas podem ser uma excelente saida para quem não quer ter muito trabalho, alguns dos pratos podem ser sanduíches, pizzas, macarrão instantâneo, seja criativo, mas não esqueça de conservar de maneira adequada e de cuidar do seu lixo. (Obs.:não haverá um cardápio específico para vegano e vegetarianos, e essa dica pode servir para as pessoas que também comem carne).

Bagagem: Ela deverá ser guardada próxima de você. Ou embaixo da sua rede ou o mais próximo possível, de maneira que você consiga tomar conta. Vale super a pena comprar cadeados de mala para fechar sua bagagem. Leve um lençol quentinho mas não necessariamente grosso, algo que lhe dê conforto ao dormir a noite e também em caso de chuvas.

Ande com o que tem de valor em uma doleira, inclusive evite fazer essas viagens com notebooks e super câmeras (chama menos atenção e é mais fácil de tomar conta). Mantenha o celular com você e quando for necessário carregue-o usando uma extensão, sim, as tomadas não são tão acessíveis, leve uma extensão, você provavelmente vai precisar do seu celular ao longo da viagem e quando chegar no destino, certo? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Banheiros: Como qualquer outro banheiro coletivo, recomendamos que você esteja prevenido. Uma das dicas que damos é que você leve seu papel higiênico e absorventes, isso vai ajudar bastante em algumas situações.


Dica bônus: Quer fazer uma viagem de barco pela Amazônia, tendo a oportunidade de ver a orla de Manaus do rio, a ponte Rio Negro acesa, a noite em um rio da Amazônia e ainda chegar em uma comunidade ribeirinha sob a luz do luar?


Conheça nossas vivências em comunidades tradicionais da Amazônia em: www.uikabr.com. Descubra as experiências incríveis que você pode vivenciar entre a cidade e a floresta.

#VemPraManaus #Manaus #Brasil #Brazil #EcoTurismo #EcoTurism #Turismo #Tourism #Tourist #Viagem #Travel #tropicaljungle #Destination #WonderfulWorld #Wanderlust #BeautifulDestinations #Instatravel #brasilparabrasileiros #selfiepelomundo #loucosporviagem #visitbrazil #turismonobrasil #viajarfazbem #amoviajar #Amazonia #Amazonrainforest

Amazônia, Manaus - Brasil

Rua Santo Antenodoro, nº 235. Flores

Tel. +55 92 98161 - 9631

wyk.connect@gmail.com  | contato

uika.reservas@gmail.com | reservas

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Whatsapp

© UIKA Experiências & Turismo Comunitário | Designed Camila Matos