top of page

O que fazer em Manaus?

Atualizado: 19 de dez. de 2021

A gente resolveu trazer algumas dicas diferentonas pra você viajante que tá pensando em vir pra Amazônia, a partir de Manaus e tá cogitando passar poucos dias na cidade porque não sabe o que tem pra fazer por aqui. Mas calma, a gente vai ajudar você a ter uma viagem inesquecível da cidade até a floresta, escolhendo Manaus como seu destino.


Nossas dicas do que fazer em Manaus:


Walking tour em Manaus

Para início de conversa, todo viajante que se preze visita pelo menos o Teatro Amazonas e o Mercado Adolpho Lisboa, eles realmente são lindos e contam uma parte muito importante da história de quem é manauara, mas há muito mais do que as heranças europeias por aqui, tem muita coisa que a gente herdou dos indígenas e dos ribeirinhos, por meio de um processo de miscigenação que vai muito além disso.

Por isso nossas dicas vão levar você para lugares um pouco inesquecíveis, mas que para um verdadeiro viajante nada convencional é fichinha. Vamos lá?


Foto: Largo de São Sebastião e Teatro Amazonas| Acervo UIKA


A primeira dica do que fazer em Manaus é: conheça o Teatro Amazonas e o Mercado Adolpho Lisboa à pé, aproveite para andar pelas ruas, conhecer um pouco do dia a dia das pessoas e das suas relações com o espaço, o trabalho e a nossa comida.


Nesse percurso você precisa conhecer o Bate Palma. São várias ruas do comércio, bem no centro de Manaus, que vendem de tudo. Lá você vai se deparar com prédios antigos coloridos, todo tipo de música nortista, do brega ao beiradão à venda em formatos de CD à pendrive, além das barraquinhas de água de coco, tucumã e banana pacovã chips, no meio das camisas de times de futebol. É uma loucura, mas elas possuem a cara e o jeito da ruas comerciais América Latina, só que dessa vez com um toque amazônico especial, vale muito a pena conhecer.


Centro comercial de Manaus

Foto: Ruas do comércio em Manaus| Acervo UIKA


Em seguida vá até a Igreja da Matriz, de preferência pela manhã, durante a semana, entre os horários de 08h às 11h e conheça mais sobre a história da igreja que havia no mesmo lugar de madeira e palha, construída pelos missionários carmelitas em 1695, durante o “primeiro” processo de exploração da Amazônia. Hoje, a igreja dá lugar à catedral da cidade e guarda inúmeras histórias de uma Manaus que surgiu de territórios de diferentes etnias indígenas, vila, "Paris dos Trópicos" e hoje a principal capital do Norte do Brasil.


Igreja matriz de Manaus

Foto: Catedral Nossa Senhora da Conceição em Manaus| Acervo UIKA


Por fim, vá até a Cervejaria Rio Negro que fica no Roadway. Não sabe o que é o Roadway? Pergunta pra um manauara aonde fica o ‘ródo’, a gente tem certeza que qualquer pessoa que estiver passando na rua vai saber te dizer que é ‘bem ali’ (risos). Piadas internas à parte, o Roadway nada mais é do que o nosso porto flutuante, o maior do mundo inclusive.


E pra você não se preocupar com a distância da Igreja até o Porto, a gente te adianta logo que fica bem na frente dela. É, isso mesmo, você só vai ter que atravessar a rua.


Foto: Pôr do sol do porto de Manaus| Acervo UIKA


Aproveite uma tarde em um dia que o céu estiver bem azul e aquele calor de Manaus estiver te enlouquecendo para tomar uma deliciosa cerveja artesanal da Rio Negro. O time da UIKA super indica a que leva manga nos ingredientes. É refrescante na medida e perfeita para acompanhar uma porção de bolinho de pirarucu ou de piracuí.


Depois disso tudo, a gente tem certeza que você não vai mais querer sair daqui.


Ahh, antes que a gente esqueça, a UIKA pensou em roteiros que pudessem juntar o melhor dos dois mundos, os lugares incomuns e aqueles lugares que todo mundo deve conhecer e por isso, desenhamos um walking tour em Manaus: o Perreché Tour perfeito pra você que quer conhecer a cidade com um anfitrião local, ouvir dele a história da cidade - que se confunde com a da Amazônia - e ainda se esbaldar em um experiência gastronômica à altura.


Conheça o nosso walking tour de história e cultura amazônica, pelo centro de Manaus e seus lugares incomuns, conduzido por uma anfitriã nascida e crescida aqui e também nossos outros roteiros autênticos em Manaus: www.uikabr.com.


Foto: Cervejas artesanais Rio Negro| Acervo UIKA

bottom of page