top of page

Por que existe o dia da Amazônia?

Atualizado: 19 de dez. de 2021



O dia da Amazônia faz referência a 5 de setembro de 1850, pois este foi o dia em que o príncipe Dom Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, o atual estado do Amazonas. Isso mesmo!


Pra muita gente o dia da Amazônia serve pra lembrar que no Brasil e no norte do país existe uma floresta tropical imensa, com uma biodiversidade incrível de fauna e flora. Mas e pra nós amazônidas?


Hoje, é um dia que nos faz lembrar de tudo o que temos passado. Cada avanço com queimadas, cada vez que surge um novo pasto, cada vez que o nosso presidente se cala para defender ou cuidar dos povos tradicionais que estão aqui. São tantas coisas pra se lembrar ...


Todas essas ações na Amazônia afetam diretamente a fauna e a flora da região, a permanência de populações tradicionais em seus locais de origem, além de causar desequilíbrios e crises ambientais em todo o mundo.


Para nós que nascemos aqui e vivemos em contato constante com a floresta e tudo o que vem dela, o dia de hoje é muito pouco pra tudo o que a nossa casa representa. A Amazônia pra nós antes de tudo é casa, é o nosso motivo de resistência, é a farinha e o peixe no prato, é o ar que respiramos, é a medicina tradicional, são os banhos de rio e igarapé, é o sorriso de um curumim e de uma cunhatã, sou eu, somos todos nós.

bottom of page