top of page

Praias de água doce próximas à Manaus

Atualizado: 8 de out. de 2020


Foto da internet: Praia do Iluminado


Se você está procurando pelas melhores praias de Manaus ou por praias próximas à Manaus, esse post foi feito pra você.


O time da UIKA trouxe três dicas de praias maravilhosas próximas à Manaus pra você que está pensando em relaxar, ficar em contato com a natureza, tomar um banho de rio e quem sabe comer até um peixinho assado no almoço. Vamos lá?



Três praias de água doce próximas à Manaus pra você conhecer:


Praia da Lua

Foto da internet: Praia da Lua


A primeira praia que nós indicamos é a Praia da Lua, ela fica próximo à Manaus. Para chegar até ela é preciso pegar uma lancha rápida na Marina do Davi, que fica no bairro da Ponta Negra. Os melhores horários para pegar a lancha são de 07h à 16h e o ideal é que você leve sua própria água, seu próprio snack e dependendo do tempo que quer passar lá e do quanto você é exigente com o seu almoço, talvez deva levar também.


Os melhores dias para ir até à Praia da Lua são durante a semana, quando ela está mais deserta e há menos banhistas. No entanto, não deixe o horário pra voltar passar das 16-17h pois o retorno se torna muito mais difícil de lancha, alguns piloteiros param de trabalhar esse horário e o fluxo das lanchas na praia diminuem, além de começar a ficar escuro por conta do pôr do sol.


O lugar é ótimo pra tomar banho, tomar sol, fazer um pique nique ou um luau com os amigos, inclusive, alguns festivais locais acontecem lá às vezes, como o Festival do Pirão.


A estrutura da praia é bem simples, há poucas opções e é bem simples. São boas para comprar uma água, um refri ou uma cervejinha brasileira, mas comer, há alguns restaurantes flutuantes e até mesmo na estrada da Ponta Negra que valem mais à pena, mas você pode preparar algo para levar também, desde que você não esqueça de trazer de volta todo lixo que produzir e restos de comida também, tá ok?



Praia do Tupé

Foto da internet: Praia do Tupé


A segunda praia que temos pra indicar é a Praia do Tupé, que fica dentro de uma reserva de desenvolvimento sustentável de mesmo nome.


A praia do Tupé já foi muuuito famosa e uma das preferidas pelos manauaras, mas hoje é bem mais tranquila e costuma ser muito procurada no dia 1° de janeiro de todos os anos, após o reveillon, então se você quer evitar espaços com muita gente e ainda sim curtir uma praia, é melhor escolher outra data.


Você pode chegar até lá da mesma forma que a Praia da Lua, pegando uma lancha rápida na Marina do Davi até o Tupé. Ahh, é importante ressaltar que se paga por trecho nas lanchas e que esse valor varia de R$10 a R$30, nós preferimos não compartilhar o valor atual por aqui porque ele é constantemente alterado pela cooperativa de barqueiros da Marina do Davi. Mas, não se preocupe, eles expõem esses valores em placas bem grandes no porto flutuantes da Marina, então você com certeza vai encontrar essa informação. Uma dica boa é tentar pechinchar o valor do trecho, não custa nada tentar.


A praia é banhada pelo Rio Negro e tem várias árvores fazendo sombra, o que é perfeito pra fugir um pouco do sol e do calor. A praia faz parte do território de uma comunidade ribeirinha chamada São João do Tupé. Nessa comunidade é possível comer na casa da Dona Glória, pois ela prepara refeições para viajantes e hóspedes, sim, é possível se hospedar na casa dessa senhora para passar mais tempo na comunidade e quem sabe apreciar um nascer ou pôr do sol amazônico.


Quanto à infraestrutura, a comunidade possui umas barracas próximas à praia aonde é possível comer comida regional, como peixes assados na região acompanhados de baião, vinagrete e farofa, no entanto nem sempre funcionam, então a dica de comer na casa da Dona Glória é super válida.


Praia do Iluminado

Foto: Triana Segovia


A terceira praia é a mais difícil de se chegar, pois fica cerca de 56 km de distância de Manaus e a gente te garante que não haverá lanchas rápidas fazendo essa rota. É preciso chegar até o Iluminado de barco ou lancha, sim, mas ou ele é fretado ou é seu, isso mesmo!


A praia é linda e paradisíaca, como as outras, também é banhada pelo Rio Negro e possui várias árvores ao entorno que te fazem se sentir na floresta, mesmo que em uma praia.

Sobre a infraestrutura da praia do Iluminado podemos destacar um pequeno empreendimento particular no local, aonde é possível comer um tambaqui assado dos deuses, além de aproveitar muito a areia branquinha e muito banho de rio.


A melhor forma para ir até a Praia do Iluminado e aproveitar ao máximo é por meio de uma vivência, aonde você vem de outra comunidade que fica próximo a praia, passa a manhã com sua família ou amigos aproveitando a praia e tem seu almoço preparado por uma das comunidades próximas, que também fizeram seu transporte até lá. Em alguns casos, de vivências em grupo é possível realizar festas, jantares e até luais à noite na praia, não é incrível?


Nossas datas especiais para vivências em grupo no Rio Negro, sempre incluem passeios como esses para você poder se conectar ainda mais com a natureza e voltar pra casa com memórias e histórias incríveis.


Dá só uma conferida nas próximas datas de vivências em grupo em www.uikabr.com ou nos envie um email para uika.reservas@gmail.com solicitando as próximas datas de vivências em grupo da UIKA.


bottom of page