top of page

sobre a uika

A UIKA nasce de um sonho coletivo no meio da floresta amazônica, de um desejo enorme de ver amazônidas protagonizarem suas próprias histórias e compartilharem com o mundo nossos saberes e fazeres pela perspectiva de alguém que nasceu e cresceu aqui e que por meio do turismo, podemos fazer quem é de fora entender que essa não é só a maior floresta tropical do mundo, mas também a nossa casa.

Por aqui desenvolvemos e co-criamos turismo de experiência com populações tradicionais e empreendedores da economia criativa da Amazônia em prol da floresta valer mais em pé. Conectando você com o que há de mais autêntico na Amazônia, entre as nossas cidades e a floresta profunda.

Como fazemos?

Criatividade & Capital Intelectual

Não existe lugar no mundo que não possua alguma característica histórica, social e cultural que não possa ser mobilizada produtivamente em prol do seu desenvolvimento socioeconômico.

e O que significa UIKA?

 UIKA  é uma palavra que se origina da língua indígena  kambeba  e se escreve originalmente como  "WYK"   e significa "um habitante da fronteira, que vive em um lugar aonde se pode ver os dois mundos, mas olha rumo ao desconhecido". Em outras palavras, UIKA significa viajante.

A história por trás desse nome é muito interessante, porque essa empresa que hoje se chama UIKA funcionou por alguns meses sem um nome pra chamar de seu. Isso porque seus fundadores queriam ser batizados e não apenas escolher um nome, como as crianças indígenas, que têm seus nomes escolhidos pelos avós ou pais depois que a sua personalidade fica mais definida.

E nós tivemos a sorte de termos sido batizados durante uma trilha na floresta, onde nossa fundadora realizava  uma consultoria em turismo comunitário, na comunidade indígena Três Unidos, a 60 km de Manaus no Rio Cuieiras. O responsável foi um jovem kambeba , chamado Muipiruata, que nos disse que a origem do seu nome vinha do seu espírito artístico e engraçado.

fundadora

IMG-0523.JPG

Camila Matos

  • LinkedIn Camila Matos

Camila é empreendedora social na UIKA - Experiências e Turismo Comunitário, onde desenvolve e co-cria turismo de experiência com populações tradicionais e empreendedores da economia criativa na Amazônia, em prol da floresta valer mais em pé.

 

Amazônida, é filha e neta de paraenses, mas manauara raiz. É de humanas desde sempre, se formou em Turismo, Design e Gestão de negócios. Possui o título de Liderança em desenvolvimento sustentável pela SDSN Amazônia e Fundação Amazônia Sustentável. É viciada em viagens, séries, boa comida e apaixonada por outras culturas.

 

Atua como consultora e mentora de negócios ligados ao turismo e a sustentabilidade.

bottom of page